25.6.10

COMO FUNCIONAR BEM EM UMA EQUIPE?

1Cr 11.1 - "Então todo o Israel se ajuntou a Davi em Hebron, dizendo: Eis que somos teus ossos e tua carne".

Meditando na Palavra, eis que essa declaração dada pelo povo de Israel ao seu rei me chamou muita atenção, ao ponto até de me confrontar. Imediatamente fui levada a querer entender a grandeza dessa frase.

Fazendo um comparativo, pode se dizer que uma equipe é como um corpo – Deus vê a Igreja como o corpo de Cristo.

Ef 1.22 e 23 - "e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas".

A Visão Celular no Modelo dos Doze nos ensina a trabalhar em equipe – e não como grupo, onde cada membro só se preocupa com as suas próprias necessidades. Dessa forma, para termos um bom desempenho, precisamos nos ver como parte de uma equipe em nossa família, ministério, local de trabalho e até na sociedade onde estamos inseridos.

ESQUELETO HUMANO (1)
• Sustenta e dá forma ao corpo,
• Protege determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o cérebro, que é abrigado pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são resguardados pelas costelas e pelo esterno.
• Proporciona a locomoção
• Produz células sanguíneas
• Resguarda o cálcio.

SISTEMA MUSCULAR (2) - também chamados de "carne".
• São os órgãos ativos do movimento
• Sua contração é que origina os deslocamentos do esqueleto
• Participam da eliminação dos excrementos do corpo - urina e fezes
• Sua atividade está sob o controle do sistema nervoso central

1. SENDO OS OSSOS DA EQUIPE

Segundo o site Wikipédia, "os ossos já estão presentes desde as primeiras semanas de vida no útero materno e ficam completamente formados por volta dos 25 anos de idade".

Adotando por referencia as funções do esqueleto, podemos compreender que ser osso de uma equipe é dar a sua forma e sustentá-la, e isso inclue muitas vezes o suprimento material.

2Co 8.14 e 15 - "mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou".

Toda pessoa que faz parte de uma equipe precisa compreender que assim como o corpo, sua equipe possue órgãos vitais, que devem ser protegidos. No texto bíblico citado, o rei representava esse órgão. No nosso contexto, devemos proteger nossos familiares, líderes espirituais e pessoas que amamos.

Da mesma forma que acontece com o esqueleto, como parte de uma equipe a pessoa necessita zelar pela locomoção da mesma, não permitindo sua estagnação. Esse cuidado, quando tido por um influencia os demais, levando toda a equipe a avançar.

2Co 9.2b - "... e o vosso zelo tem estimulado muitos".

Ser osso é uma chamada para lugar de honra, lugar de gerar a vida. O sangue, que garante a conservação da vida do organismo - por meio do transporte de nutrientes, oxigênio e gás carbônico é produzido na medula óssea vermelha.

Lv 17.11 - "Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida".

O osso em uma equipe é o que mantém sua vida, produzindo o sangue da motivação.

Todo aquele que se propõe a ser osso, assume o desígnio de resguardar para que se mantenha a quantidade certa o cálcio. Isso significa adotar uma postura vigilante a fim de que, por nenhum motivo venha a surgir fraturas, especialmente nas partes mais delicadas da mesma. Resguardar o nível de cálcio é também nao permitir que a depressão, fraqueza ou dormência se instale no corpo.

No meio em que estamos inseridos eventualmente surgem circunstâncias que fraturam os relacionamentos e geram tristeza ou ainda o abatimento. A Bíblia nos ensina que a tristeza pode devorar uma pessoa, sendo o perdão um antídoto eficaz.

2Co 2.7 - "De maneira que, pelo contrário, deveis antes perdoar-lhe e consolá-lo, para que ele não seja devorado por excessiva tristeza."

Por fim, os ossos de uma equipe devem saber que cada um tem seu tamanho e formato definido, pois assim respeitarão as qualidades e deficiencias uns dos outros.


2. SENDO A CARNE DA EQUIPE

O que muitas vezes é chamado de carne de um corpo é na verdade o sistema muscular do mesmo.

Como carne precisamos entender que temos por função ativar o movimento de nossa equipe. Não podemos simplesmente esperar que os outros façam, pois esse é o nosso papel.

O deslocamento de um corpo se dá pela contração de seus músculos, desta feita, todo membro de uma equipe, quando reage positivamente aos estímulos que lhes são dados, proporciona que o conjunto mude de posição, saíndo da mesmice.

O músculo da equipe também tem por finalidade participar da eliminação dos excrementos da mesma, não deixando que as sujeiras emocionais e até espirituais se instalem e façam morada. Isso também aponta para a purificação, que tanto agrada ao Eterno.

O membro que se propõe a assumir esse papel deve sempre lembrar que em um corpo os músculos são controlados pelo sistema nervoso central, que neste caso é representado pelo líder da equipe, a autoridade constituída.

O texto em estudo trata de um momento na vida de Davi onde ele estava assumindo o reinado sobre Israel, a nação eleita do Senhor. Pela curta frase proferida pelo povo percebe-se o nível de aliança que eles tinham com seu líder. Era uma aliança como a que teve Adão com Eva.

Gn 2:23 - "E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada".

Ser osso e carne de alguém é ser vital para essa pessoa. Que o Senhor nos abençoe e nos dê a unção para sermos osso e carne com os nossos cônjuges, filhos, líderes, discípulos e amigos a fim de que possamos garantir o bom funcionamento de nossas equipes, resguardando o cumprimento das metas e atraíndo o seu sucesso.

Pra. Ana Cunha


(1) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Esqueleto_humano

(2) - http://www.algosobre.com.br/biologia/sistema-muscular.html

13.6.10

DEUS É FIEL!!!




Meu coração ficou em festa essa semana, por conta do aniversario de uma pessoinha muito especial pra mim: Lucas - não o meu filho, mas o de Cristiane, uma grande amiga que é como uma irmã pra mim. Perdi o sono pensando no que poderia deixar registrado em seu cartão de aniversario e agora quero deixar eternizado neste blog:

LUCAS,

“Um dia conversando com sua mãe descobri que já haviam passado dez anos e você ainda não tinha vindo pra ela... Isso me levou a buscar a Deus pedindo pelo seu nascimento. Para minha alegria soube que minha oração havia sido atendida... Agora era só esperar mais nove meses! Um ano depois, seu aniversario é pra mim um lembrete: DEUS É FIEL!!!
Sempre que eu pensar em você lembrarei desse detalhe...

Hoje a minha oração é que o Senhor te abençoe sempre... Que Ele te acrescente sabedoria, graça e muita riqueza. Mas especialmente, que você possa agradar o coração de Deus por todos os dias de sua vida".

Ana Cunha Araújo