15.1.09

TODA SEMEADURA LEVA A UMA COLHEITA

“... Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como.” Mc 4:27


Viver é estar em constante processo de semeadura. Todas as nossas ações e palavras são sementes que germinarão, por isso precisamos estar muito atentos, o nosso futuro está sendo gerado agora.

A Bíblia mostra a história de dois reis, pai e filho, que fizeram de suas vidas semeaduras opostas e por conseqüência, tiveram colheitas opostas – o rei Amon que “... tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou por dois anos em Jerusalém.” (1) e o rei Josias que “tinha oito anos de idade quando começou a reinar, e reinou trinta e um anos em Jerusalém.” (2). Qual a diferença entre eles? Qual a semeadura de cada um?

AMON
* Fez o que o Senhor reprova – como seu pai Manassés.
* Prestou culto aos ídolos.
* Abandonou o Senhor.

JOSIAS
* Fez o que o Senhor aprova – andou nos caminhos de Davi.
* Voltou-se para o Senhor de todo coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

A atitude de Amon em relação à Deus limitou seus dias sobre a terra. Já seu filho Josias, que poderia ter seguido seus passos, tomou para si o exemplo de Davi e prosperou. Para nós fica uma lição: quando não agradamos ao Senhor, quando pecamos, ganhamos a morte – dos sonhos, ideais e até a morte física; por outro lado, fazer a vontade de Deus, principalmente aceitar Jesus como Senhor e Salvador, prolonga nossos dias na terra e ainda nos garante vida eterna.

Existe um outro tipo de semente que precisamos ter muito cuidado quando semeamos: as nossas palavras. O Ap. René Terra Nova orienta que “uma palavra lançada nunca mais pode voltar, seja boa ou má, uma vez pronunciada conclui o seu propósito.” (3)

No livro de Marcos fica claro que a semente tem por princípio germinar, independente de estarmos atentos ou não. Por isso precisamos ser prudentes na escolha das sementes.

Seja sábio e prudente, prefira agradar o Eterno e falar aquilo que está alinhado com a Palavra. Agindo assim você viverá muitos anos nesta terra e certamente, com muita qualidade.

ANA CUNHA ARAÚJO

(1) - 2Rs 21:19
(2) – 2Cr 34:1
(3) – TERRA NOVA, RENÊ A trama de Leviatã – uma denúncia necessária. São Paulo, Semente de Vida Brasil, 2008.

Nenhum comentário: