Fonte: http://blog.fabio.resende.cx/mirra/
Gn 43.11 - "Então disse-lhes Israel seu pai: Se é sim, fazei isto: tomai os melhores produtos da terra nas vossas vasilhas, e levai ao homem um presente: um pouco de bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, nozes de terebinto e amêndoas; levai em vossas mãos dinheiro em dobro (...)".
Há quem defenda que o amor muda todo tipo de circunstância e transcede barreiras. E nesse contexto, Gary Chapman ensina que "o presente é um simbolo visual do amor"(1).
Israel e seus filhos estavam vivendo um tempo de escassês, por conta de grande seca que havia assolado a região onde eles moravam. A provisão que eles precisavam deveria ser adquirida junto ao governador do Egito. O que eles não sabiam era que aquele homem era o mesmo José que há muito havia sido vendido como escravo por seus irmãos.
O patriarca, desejoso por receber provisão sem ter mais perdas - pois havia perdido no passado o seu filho José e um pouco antes deste momento, outro filho havia sido mantido como prisioneiro pelo governador do Egito - decidiu por madar um presente àquela autoridade. Ele enviou o melhor da terra:
- Bálsamo
- Mel,
- Especiarias
- Mirra,
- Nozes de terebinto
- Amêndoas
- Dinheiro em dobro
1. MIRRA
Segundo o site wikipedia (2), a mirra é um árvore espinhosa que chega a atingir 5 metros de altura. A resina obtida dos seus caules é usada na preparação de medicamentos. A palavra mirra origina-se do hebraico maror ou murr, que significa "amargo".
Por outro lado, encontramos no Artblog também que a raiz hebraica dessa palavra significa "fluir" (3).
Continua...
(1) - CHAPMAN, Gary. As cinco linguagens do amor: como expressar um compromisso de amor ao seu cônjuge - São Paulo: Mundo Cristão, 2006.
(2) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Mirra
(3) - http://www.arteblog.net/geral/significado-religioso-de-essencias-e-perfumes/
Nenhum comentário:
Postar um comentário