10.2.10

INDO AO MANANCIAL DE DEUS

Fonte: www.br.olhares.com/manancial_foto1986308.html

1 Rs 17:2 a 6“Depois veio a Elias a palavra do Senhor, dizendo: Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. Beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. Partiu, pois, e fez conforme a palavra do Senhor; foi habitar junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à tarde; e ele bebia do ribeiro”.

Elias era um profeta destemido, bastante ousado e usado por Deus. No contexto desta referencia, ele havia apregoado uma grande seca para a região de Israel. O zelo do Senhor por seu profeta é demonstrado no comando que Ele lhe deu: “Retira-te daqui, vai para a banda de oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está ao oriente do Jordão”.

Deus estava se comprometendo com a provisão para Elias, o seu sustento no tendo de escassez que viria.

Mas e agora, no tempo em que vivemos, será este o mesmo comando que o Senhor tem para cada um de nós? Qual a relação que essa palavra tem com as nossas necessidades?


1. O COMANDO VEM DE DEUS, MAS A OBEDIÊNCIA É UMA DECISÃO PESSOAL
O oriente é definido como “a parte onde nasce o sol” (1), e por outro lado, Jesus é tido na Palavra como o Sol da Justiça. Então, parafraseando podemos compreender que a orientação de Deus para nós é a de nos voltarmos para onde Jesus está.

O profeta não questionou o Eterno, ao contrário, caminhou por quilômetros em direção ao ribeiro de Querite. Deus espera que tenhamos uma atitude correspondente a dele.


2. DEUS TEM UM ESCONDERIJO PREPARADO PARA OS QUE LHE OBEDECEM
O Senhor sabe que nas dificuldades podemos ser atingidos, Ele sempre foi uma proteção para aqueles que lhe buscam. No caso em tela, a seca também atingiria Elias – mas antes que isso acontecesse o Pai já tinha o lugar providenciado para lhe guardar.

Ao contrário de muitos, o profeta decidiu crer no cuidado de seu Deus e por isso foi protegido da fome e sede.

O nosso caminhar deve ser por fé, a solução de nossos problemas não está na força de nosso braço e sim no poder de nosso Deus.


3. A VIDA É GARANTIDA JUNTO AO MANANCIAL
A Bíblia mostra que Elias “foi habitar junto ao ribeiro de Querite”. No dicionário citado anteriormente, um dos significados para a palavra “habitar” é “viver, ter vida”.

Precisamos estar junto ao rio de Deus para termos vida, e vida em abundancia. O alvo do Senhor é suprir as nossas necessidades, ainda que as circunstancias sejam contrárias.

No contexto estudado toda a nação estava vivendo um tempo de fome e sede, mas Elias, de forma extraordinária, era alimentado pelos corvos no amanhecer e no entardecer; sua sede era saciada pelo ribeiro.

Jesus nos garante água que sacia a nossa sede, a água da vida. E de você ele espera a atitude de receber destas águas.

Seja guardado e suprido pelo Senhor!

Ana Cunha Araújo

(1) – FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda, 1910 - 1989. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira; coordenação de edição, Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira; lexicografia, Margarida dos Anjos... [ et al.]. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2000.

Nenhum comentário: