27.3.10

MENTIR RESOLVE ALGUMA COISA?

Fonte: www.ieqespacojovem.multiply.com/journal


Sl 116:11 - “Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira”.

Qual é o medo que justifica a mentira? Onde foi ensinado que podemos manter junto de nós as pessoas que amamos mentindo pra elas?

MENTIRA (1) :• Declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela.
• Pode ser uma declaração falsa ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão.
• Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um "mentiroso".

Embora a Bíblia nos ensine que essa prática é errada, o que se percebe é que rotineiramente se pratica esse mal de muitas formas, como por exemplo:

• Quando dizemos que estamos bem – sendo que estamos atribulados de alma;
• Quando dizemos para alguém que estamos com saudade, sendo que nem nos lembramos dessa pessoa;
• Quando dizemos que desejamos o bem de alguém, mas no nosso íntimo estamos carregados de sentimento de rancor por essa pessoa.
• Quando demonstramos um padrão social e/ou financeiro que não é a nossa realidade;
• Quando agimos como religiosos, demonstrando um padrão de santidade que não vivemos.
• Quando fazemos coisas que sabemos que não são aprovadas, porque não há ninguém por perto.

1. A MENTIRA TEM UM PAI
Jo 8.44 “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.”
Do ponto de vista da Palavra, quando uma pessoa mente, se coloca como filho do Diabo. Deus nos criou a Sua imagem e semelhança, a fim de que tivéssemos comunhão com Ele – sermos seus filhos.

Não podemos ter atitudes negligentes, de quem está preocupado em ser aprovado por alguém, esquecendo da pessoa mais importante: o Espírito Santo. Quando mentimos, agimos como enlaçados por Satanás e entristecemos o Espírito de Deus.

Precisamos estar atentos para não agirmos segundo a vontade do nosso maior inimigo, pois ele é que age com engano e mentiras. Não podemos permitir a sua ação contra nós e através de nós.

O Ap. Renê Terra Nova(2) ensina que Leviatã é “um governo de influência que transforma verdades em mentiras e mentiras em verdades” .

2. A MENTIRA TEM UMA REPRESENTANTE
Ap 2.20“Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa; ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria”.
No Velho Testamento Jezabel era a esposa de Acabe, mulher perigosa que perseguia a liderança estabelecida por Deus, que perseguiu o profeta Elias. Hoje, ela aparece como um espírito, que opera no nosso meio trazendo influência maligna.

Precisamos ter muito cuidado para não sermos alvos da constate necessidade de aprovação, ao ponto de mentirmos. A mentira leva outras pessoas ao erro. O Senhor reprova este comportamento.

Jr 23.32“Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com a sua vã jactância; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e eles não trazem proveito algum a este povo, diz o Senhor.”
A pessoa sob o controle de Jezabel não gosta de prestar relatórios de seus atos e não admite seus erros. Ela tem atitude de religioso. Segundo John Paul Jackson (3) , “suas ações são baseadas no que acham que as pessoas precisam ver, para se convencerem de sua espiritualidade”.

3. JESUS, A VERDADE ABSOLUTA

Jo 14.6“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
A essência de Jesus é a verdade. Muitas vezes vemos na Palavra Ele próprio reforçando isso ao declarar “em verdade, em verdade vos digo”.

Ele é o lugar “onde a verdade reina”, com canta Heloísa Rosa.

Nm 23.19“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?”
Se porventura você tiver sido alvo da mentira de alguém, libere o perdão para essa pessoa, sabendo que só em Cristo temos a verdade incondicional.

E ao contrário, se você é que tem agido dessa forma, saiba que seu comportamento separa você do Pai, e que você precisa se arrepender, confessar a Deus o seu pecado e abandoná-lo. Peça ajuda ao Espírito Santo e Ele te socorrerá, trazendo convencimento.

Ana Cunha Araújo

(1) - Wikipédia
(2) - Terra Nova, Renê. A TRAMA DE LEVIATÃ – Uma denúncia necessária ; São Paulo : Ed Semente de Vida Brasil, 2008.
(3) - Jackson, John Paul. Desmascarando o espírito de Jezabel / John Paul Jackson ; tradução Josué Ribeiro. – Rio de Janeiro : Danprewan, 2003.

Nenhum comentário: