20.3.10

QUANTAS VEZES TEMOS QUE PERDOAR?

Cena do filme "A Paixão de Cristo". Diretor:Mel Gibson. Ano: 2004



Mt 18.21“Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?”

A nossa caminhada é repleta de situações onde somos feridos. Na grande maioria das vezes nossas dores de alma são causadas por pessoas que amamos muito, que convivem conosco no nosso dia-a-dia.

Pedro já sabendo que o perdão é uma das ordenanças de Deus para nós, e quem sabe, como uma pessoa sistemática, tratou de perguntar a Jesus quantas vezes teria que perdoar o irmão.

Da mesma forma que ele, muitas vezes queremos colocar um limite para o nosso perdão, como se pudéssemos limitar a quantidade de erros das pessoas – de que forma, se mal conseguimos limitar os nossos próprios erros?

O Senhor sempre nos surpreende com o Seu amor. Para este assunto de perdão Ele demonstra isso claramente, ao responder a pergunta de Pedro:

Mt 18.22“Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.”

1. PRECISAMOS PERDOAR

Uma coisa que muito me chamou atenção na Palavra foi o fato de que depois de Pedro ter feito essa pergunta – talvez movido pela percepção de erros repetidos de alguém – ele próprio precisou ser perdoado por Jesus. O Mestre, que lhe orientara sobre a quantidade de perdão que deveria ser liberado, foi vítima das três vezes em que Pedro lhe negou.

Mt 26.70“Mas ele negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.”

2. PRECISAMOS DE PERDÃO

Rm 3.10“como está escrito: Não há justo, nem sequer um.”

Segundo a Bíblia, somos todos pecadores, carecemos do favor de Deus. Mas é muito fácil considerarmos as nossas necessidades, difícil é quando temos que ficar diante daqueles que nos maltrataram e liberar o perdão.

Rm 4.7 “Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.”

Deus quer nos ensinar a viver um novo padrão, um modelo de cura e libertação onde poderemos ser livres através do perdão. O Ap. Renê Terra Nova ensina que “se as pessoas erraram, não podemos morrer por causa delas, não podemos sofrer eternamente pelo erro do outro, ainda que nos tenha prejudicado” (1). O Eterno demonstra em Cristo que precisamos morrer para os nossos próprios valores e até para as nossas dores.

Rm 5.8“Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.”

3. JESUS CARREGOU SOBRE SÍ O NOSSO PECADO PARA QUE PUDÉSSEMOS RECEBER PERDÃO
Mt 27.26“... mas a Jesus mandou açoitar, e o entregou para ser crucificado.”

Cena do filme "A Paixão de Cristo". Diretor: Mel Gibson. Ano: 2004

Jesus levou trinta e nove surras com azorrague, uma espécie de chicote com várias pontas e nelas, pedaços de metal e ossos.

AZORRAGUE (2):
• Instrumento de tortura usado pelos soldados na Roma Antiga.
• Era composto por oito tiras de couro. Em cada ponta dessas tiras possuía um instrumento pérfuro-cortante ou um pedaço de osso de carneiro.
• Era usado no castigo público que, em alguns casos, o condenado à morte deveria ser submetido.
Qual a implicação dessas surras? O pecado que o Mestre ia recebendo sobre si.

Nm 19.16“E todo aquele que no campo tocar alguém que tenha sido morto pela espada, ou outro cadáver, ou um osso de algum homem, ou uma sepultura, será imundo sete dias”.

Aquelas surras transferiam pecado para o Mestre!

4. O PERDÃO PROPORCIONARÁ A CURA QUE VOCÊ PRECISA

Apesar da resistência a aplicar o perdão, precisamos lembrar que na Cruz recebemos o perdão para os nossos próprios pecados. Então, porque não liberar os nossos opressores? Não podemos usar a medida da flexibilidade conosco e uma medida radical para os outros.

Sobre esse assunto, o Ap. Renê Terra Nova instrui que “quando não perdoamos alguém, colocamos essa pessoa na prisão e lá ficamos com ela” (3).
Não queira ser alguém aprisionado pela falta de perdão. Libere as pessoas que estão presas na sua vida e seja livre, tenha paz no coração e receba a cura para sua alma e até para o seu físico.

Ana Cunha Araújo
(1) - Terra Nova, Renê. Cura Interior: o presente de Deus para sarar a sua memória / Renê Terra Nova. Sao Paulo: All Print Editora, 2009. (As 10 mais em 10 anos)

(2) - Pesquisado em www.pt.wikipedia.org/wiki/Azorrague, consulta feita em 20.mar.2010.

(3) - Terra Nova, Renê. Cura Interior: o presente de Deus para sarar a sua memória / Renê Terra Nova. Sao Paulo: All Print Editora, 2009. (As 10 mais em 10 anos)

Nenhum comentário: